top of page
PPGFIL_UERJ_site_ilustracao.png

Manual do aluno

Este manual tem como principal objetivo orientar e facilitar a vida acadêmica do aluno durante sua estada neste programa.

Este manual não substitui o regimento deste Programa, caso o aluno queira consultar as informações na íntegra, ele deve acessar em nosso site a Deliberação Nº 46/2024

Matrícula e inscrição em disciplinas

  • O aluno deve se inscrever em disciplinas em todos os períodos letivos enquanto estiver inscrito no PPGFIL.

​​

  • Caso o aluno não se inscreva em nenhuma disciplina durante dois semestres consecutivos, ele é automaticamente desligado do Programa por “abandono de curso”

​​

  • Os doutorandos devem, em algum semestre posterior ao 1º período, cursar a disciplina Colóquio de Doutorandos.

​​​

Período de inscrição em disciplinas

A secretaria irá disponibilizar no site do Programa, de maneira prévia, o quadro de horários e a relação de ementas das disciplinas que serão ofertadas. O formulário de inscrição em disciplinas também constará no site do Programa. A secretaria também enviará o formulário a todos os alunos, via e-mail. O canal que será disponibilizado ao aluno para a realização de inscrição somente deverá tratar de assuntos referentes às inscrições do período vigente. Não serão respondidos quaisquer assuntos que não tenha relação com esse tipo de procedimento administrativo/acadêmico.

 

O período deverá ser respeitado. Aquele que enviar o formulário de inscrição fora do período pré-determinado não terá sua inscrição validada e seu caso deverá ser encaminhado à coordenação, que tratará do assunto junto à Comissão de Pós-graduação do Programa. A regra também vale para o período de cancelamento, troca e inclusão de disciplinas, que ocorrem durante as quatro primeiras semanas de aulas.

Dúvidas Frequentes

  • O aluno poderá inscrever-se em 1 (uma) disciplina de outro Programa de Pós-graduação, contando crédito no PPGFIL, desde que o Programa seja reconhecido pelo CNE e que haja anuência do orientador, formalmente comunicada à Comissão de Pós-graduação.
    Obs.: A disciplina cursada externamente deverá ter 4 créditos.

​​

  • No caso de ingresso no PPGFIL, o estudante poderá requerer o reconhecimento de até 2 (duas) disciplinas cursadas sob regime de disciplina isolada, no máximo 3 (três) anos antes de seu ingresso no PPGFIL.

Cancelamento, troca e inserção de inscrição

O aluno poderá solicitar o cancelamento, troca e inserção da inscrição em determinada disciplina, durante as quatro primeiras semanas de aula, considerado reprovado se abandoná-la após esse limite.

Estágio Docente
DELIBERAÇÃO Nº 022 2000

Os alunos do PPGFIL deverão atender à Deliberação Nº 22/2000, com relação ao estágio docente, de duração de 15 (quinze) horas em 01 (um) semestre, no caso do Mestrado, e de 30 (trinta) horas em 02 (dois) semestres, no caso do Doutorado, sendo registrado no histórico escolar, sem atribuição de créditos. O orientador deve estabelecer em qual disciplina o estágio será realizado. Preferencialmente o estágio deve ser cumprido em disciplina ministrada pelo orientador, mas é possível também que ele seja realizado em disciplina ofertada por outro docente do PPGFIL.

Trancamento

O aluno, com anuência de seu orientador, poderá solicitar à CPGFIL o trancamento de matrícula, desde que já tenha cumprido todas as exigências do PPGFIL (Mestrado ou Doutorado) durante 1 (um) semestre. O prazo máximo de trancamento de matrícula será de 6 (seis) meses, para o Mestrado, e de 12 (doze) meses, para o Doutorado, desde que alegados motivos relevantes. O período de trancamento de matrícula não será computado para fins de integralização do Curso de Mestrado ou Doutorado. Findo o trancamento, o aluno ficará sujeito ao mesmo regime de ingresso

Desligamento do curso

Será automaticamente desligado do PPGFIL o aluno que:

  • for reprovado 2 (duas) vezes na mesma disciplina;

  • for reprovado em disciplinas que, juntas, perfaçam um total de 8 (oito) créditos;

  • ultrapassar o período máximo permitido para a integralização do Curso, salvo em casos excepcionais, a serem julgados pela CPGFIL;

  • permanecer mais de 1 (um) ano sem cumprir disciplina, salvo se estiver na dependência da apresentação da Dissertação ou da Tese, ou ainda com a matrícula trancada.

​​

Art. 29 - Aluno que deseja se desligar do curso:

Deverá entrar em contato com seu orientador para comunica-lo sobre sua intenção de desligamento, seu orientador deverá enviar um e-mail para a secretaria do curso avisando sobre tal decisão, a secretaria passará o caso para a coordenação que acionará a Comissão de Pós-graduação para lavrar em ata tal decisão.

Estrutura e duração do MESTRADO

O aluno de Mestrado estará inserido em linha de pesquisa compatível com seu projeto de pesquisa. 

O aluno de Mestrado se submeterá a pré-defesa e defesa da dissertação – Sugerimos que o aluno converse com seu orientador 06 meses antes da data de término do prazo de defesa para tratar da pré-defesa.

Período de integralização mínimo:12 (doze) meses

Período de integralização máximo: 30 (trinta) meses

Deverá cumprir um mínimo de 36 (trinta e seis) créditos, correspondentes a 360 (trezentas e sessenta) horas, sendo assim distribuídas:

  • disciplinas: 24 (vinte e quatro) créditos, sendo, no mínimo, 08 (oito) créditos cursados em disciplinas oferecidas pela linha de pesquisa à qual o mestrando se encontra vinculado;

  • defesa de dissertação: 12 (doze) créditos (sem carga horária).

A Comissão de Pós-graduação poderá validar os créditos de até 02 (duas) disciplinas de 04 (quatro) créditos, cursadas em programa de pós- graduação em Filosofia ou em área afim, oficialmente reconhecido pelos órgãos competentes, até o prazo máximo de 03 (três) anos imediatamente anteriores à matrícula no Programa.

Obs: Fiquem atentos à questão dos créditos – o Programa não aceitará aproveitamento de disciplinas de 03 créditos.

Avaliação do aluno nas disciplinas

Será expressa em conceitos que corresponderão às seguintes nota:

  • A - de 9 a 10

  • B - de 8 a 8,9

  • C - de 7 a 7,9

  • D - de 0 a 6,9

Da orientação

O aluno elaborará a dissertação sob a orientação do professor orientador.

Este deverá ser membro do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UERJ.

Competirá ao professor orientador

  • orientar o aluno na elaboração da dissertação;

  • zelar pelo elevado nível da dissertação;

  • indicar os integrantes das Bancas Examinadoras de Pré-defesa e Defesa.

Da dissertação

Para a obtenção do grau de Mestre em Filosofia, o aluno apresentará 01 (uma) dissertação, devendo satisfazer às exigências previstas neste Regulamento.

Somente poderá apresentar a dissertação o aluno que preencher estes requisitos:

  • estar regularmente matriculado no PPGFIL;

  • ter acumulado um total de, pelo menos, 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas;

  • ter sido aprovado na pré-defesa de Mestrado;

  • ter cumprido as 15 (quinze) horas do estágio docente, conforme disposto no Art. 27.

Estrutura e duração do DOUTORADO

O aluno de doutorado estará inserido em linha de pesquisa compatível com seu projeto de pesquisa. 

O aluno do Curso de Doutorado se submeterá a exame de qualificação e defesa de tese – A CAPES orienta que por volta da metade do curso (02 anos) seja realizada a qualificação. Caso o aluno não consiga realizá-la no prazo, sugerimos que não deixe muito próxima do final do prazo (04 anos).

Período de integralização mínimo: 24 (vinte e quatro) meses

Período de integralização máximo: 48 (quarenta e oito) meses

Para a integralização do Curso de Doutorado, o aluno deverá cumprir um mínimo de 56 (cinquenta e seis) créditos, correspondentes a 300 (trezentas) horas, sendo assim distribuídas

  • disciplinas: 20 (vinte) créditos,  sendo 04 (quatro) créditos obrigatoriamente correspondentes à disciplina denominada “Colóquio de Doutorandos”;

  • defesa de tese: 36 (trinta e seis) créditos (sem carga horária).

A Comissão de Pós-graduação poderá validar os créditos de até 02 (duas) disciplinas de 04 (quatro) créditos, cursadas em programa de pós- graduação em Filosofia ou em área afim, oficialmente reconhecido pelos órgãos competentes, até o prazo máximo de 03 (três) anos imediatamente anteriores à matrícula no Programa.

Obs: Fiquem atentos à questão dos créditos – o Programa não aceitará aproveitamento de disciplinas de 03 créditos.

Avaliação do aluno nas disciplinas

Será expressa em conceitos que corresponderão às seguintes nota:

  • A - de 9 a 10

  • B - de 8 a 8,9

  • C - de 7 a 7,9

  • D - de 0 a 6,9

Do exame de qualificação

A partir da data do início das atividades do Curso, no prazo máximo de 36 (trinta e seis) meses, o doutorando será submetido a exame público de qualificação, perante Banca Examinadora, indicada pelo orientador e aprovada pela CPGFIL.

A banca será constituída pelo orientador e por mais 03 (três) professores com título de Doutor ou Livre Docente na forma da Lei. Pelo menos 01 (um) dos integrantes da Banca Examinadora deverá ser professor de outro estabelecimento de ensino superior reconhecido.

Da orientação

O aluno elaborará a tese sob a orientação do professor orientador.

Este deverá ser membro do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UERJ.

Competirá ao professor orientador

  • orientar o aluno na elaboração da tese;

  • zelar pelo elevado nível da tese;

  • indicar os integrantes das Bancas Examinadoras de Qualificação e Defesa.

Da tese

Para a obtenção do grau de doutor em Filosofia, o aluno apresentará 01 (uma) tese, devendo satisfazer às exigências previstas neste Regulamento.

Somente poderá apresentar a tese o aluno que preencher estes requisitos:

  • estar regularmente matriculado no PPGFIL;

  • ter acumulado um total de, pelo menos, 20 (vinte) créditos;

  • ter sido aprovado no exame de qualificação;

  • ter cumprido as 30 (trinta) horas do estágio docente, conforme disposto no Art. 27.

bottom of page