
Apresentação e histórico do PPGFIL
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGFIL/UERJ) tem por metas principais o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas nas diversas áreas da filosofia bem como a formação de mestres e doutores em filosofia. É objetivo do PPGFIL formar pesquisadoras(es) que valorizem o debate filosófico e a interação com a comunidade acadêmica em sentido amplo, de modo a incluir criticamente perspectivas e metodologias empregadas em diferentes áreas do conhecimento.
O PPGFIL é constituído por quatro linhas de ensino e pesquisa: Teoria do Conhecimento e Filosofia das Ciências, Ética e Filosofia Política, Estética e Filosofia da Arte e Metafísica e Filosofia da Natureza. Cada docente pode participar de até duas linhas de pesquisa.
O processo de seleção para ingresso no mestrado e de doutorado é anual, tendo lugar geralmente entre os meses de outubro e dezembro.
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi criado em 1992 com a finalidade de formar pesquisadoras(es) e professoras(es) de alto nível na área de Filosofia. Inicialmente, foi oferecido unicamente o curso de mestrado. O doutorado foi criado em agosto de 1998.
O PPGFIL-UERJ possui, desde 2016, “Filosofia” como área de concentração. Anteriormente, a área de concentração era “Filosofia Moderna e Contemporânea”, o que estava bem adequado ao campo de interesses e de expertise do corpo docente que constituía o Programa na época de sua criação. Entretanto, com o passar do tempo essa restrição temporal à Modernidade e à Contemporaneidade passou a não espelhar bem a composição do Departamento ao qual o Programa se filia. Em função disso, optou-se por uma área de concentração que permitisse a integração de um quantitativo maior de pesquisadores. Atualmente o PPGFIL-UERJ conta com 33 docentes.